Óleo de Canola
Tem 58% de gordura monoinsaturada em sua composição, a mesma gordura existente no azeite, com a vantagem de ter o preço bem mais em conta. A gordura monoinsaturada é estável e por isso, pode ser aquecida em qualquer situação na cozinha. Suporta até 180 gruas celsius.
Não é o ideal para frituras pesadas, pois as propriedade benéficas do azeite se modificam com as altíssimas temperatura. Como é muito saboroso, é dela para refogar, assar, cozinhar e em preparações frias.
É rapidamente absorvido e rapidamente metabolizado. Sua gordura nunca é estocada, por isso virou febre nas dietas. Pode ser usado em absolutamente tudo na cozinha, mas carrega um leve sabor da fruta. Quem não é fã, pode não aprová-lo.
Bom para frituras de carnes e peixes, mas seu sabor pode sobressair em molhos e temperos. Fora isso, mantém as características originais do alimento, sem alteração de sabor, cor e cheiro. É um pouco mais resistente do que os outros óleos, podendo ser aquecido até 200 graus celsius.
Óleo de Milho
Não deve ser submetido a temperaturas muito altas e seu consumo frio não é indicado. Por isso, é o ideal para fazer bolos e receitas doces em geral, sendo usado na mistura de ingredientes na massa.
Melhor opção para frituras, visto que resiste ao aquecimento, sem perder as propriedades, mas não é dos mais saborosos. É o óleo mais em conta dos supermercados. Pode ser aquecido até 180 graus celsius.
Óleo de Linhaça
O ideal é ser consumido em comidas frias. Funciona muito bem em molhos para salada, misturado em iogurte e no tempero de cottage e ricota.
Fonte:GNT